Discussion about Brisador

O projeto “Brisador” busca de forma simples, dinâmica, divertida e lúdica, demonstrar que a mecânica está presente praticamente em tudo que fazemos e vemos nas suas mais variadas formas possíveis.

Ensinar a aprender é criar possibilidades; não é apenas mostrar o caminho, mas orientar para que o aluno desenvolva um olhar crítico e sua autonomia. Para Freire, ensinar não é um mero ato de repassar conhecimento. A pedagogia deve deixar espaço para o aluno construir seu próprio conhecimento, sem se preocupar em repassar conceitos prontos, o que frequentemente ocorre na prática tradicional: “ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção”. Ele afirma ainda que “sem a curiosidade que me move, que me inquieta, que me insere na busca, não aprendo nem ensino”.

Na busca por desenvolver um projeto que viesse de encontro com uma forma simples de ensinar e aprender mecânica e matemática simples, adquiri habilidades em marcenaria. Para uma segunda versão do projeto buscaria novas formas de se obter vários movimentos a partir de um movimento.

This is the general thread for discussing the project; the thread is also visible on its page at https://www.fablabs.io/projects/brisador